sexta-feira, 16 de maio de 2014

A plataforma de ensino Coursera!

Olá novamente!

Hoje passo aqui para falar pra vocês um pouco mais sobre uma MOOC bastante conhecida, o coursera.
O Coursera é uma plataforma de ensino que tem parceria com 65 Universidades conceituadas de 17 países em todo o mundo, sendo 38 pertencentes aos EUA. A plataforma oferece cursos onlines e gratuitos em diversos idiomas.

Qual o objetivo dessa iniciativa?


O objetivo é ensinar através de plataformas e melhorar o desempenho dos alunos tendo como principal slogan a diferenciação dos métodos tradicionais de ensino, sejam eles mistos ou presenciais, além disso a maioria dos cursos disponibilizam certificados reconhecidos.

Prós:>

Para contribuir no aprendizado o coursera possui um sistema de pedagogia que funciona de modo que um aluno não possa passar por um assunto sem antes dominar os conceitos básicos do mesmo, e caso ele não consiga, a o.n.g. garante um feedback imediato aos discentes com material amplo para estudo, ou seja, nunca mais fazer a mesma questão 100 vezes!
A plataforma também dispõe de aplicativos moveis e meios de comunicação entre alunos e professores.

Contras:>
Os cursos começaram a ser traduzidos para o português apenas em setembro de 2013 e infelizmente dispõe de apenas  7 cursos em português no momento, o que é pouquíssimo em relação aos 561 disponíveis em inglês(alguns possuem legendas em português). Mas isso não significa que não possa conseguir bastante conhecimento com videos em inglês, até para treinar o próprio inglês. 

Resumindo:>


É uma excelente forma de aprendizado que dispõe de vários recursos, como: docentes qualificados e material de primeira linha, porém ainda é relativamente recente no brasil e precisa de tempo para se implantar apropriadamente! 
O futuro promete!

Se estiverem dispostos a assistir tais aulas acessem :
www.coursera.com

Bem pessoal por hoje é só!
Até mais!

Fonte:
The New York Times (19 de setembro de 2012)
https://www.coursera.org/about/
https://www.coursera.org/courses
http://fundacaolemann.org.br/novidades/cursos-do-coursera-em-portugues-entram-no-ar-em-setembro

domingo, 11 de maio de 2014

O Groupware e seu efeito na sociedade contemporânea

Em tempos de Facebook, Whatsapp, Snapchat, Twitter, Tinder e diversos outros componentes dos meios de comunicação contemporâneos, que ultrapassam o que se pensava conhecer em relação à maneira que o ser humano interage, é costumeiro achar que foram erguidas barreiras imaginárias ao redor de cada indivíduo e que estes compõem um cenário social de isolamento, egoísmo e superficialidade. No entanto, os avanços tecnológicos e a criação de certas ferramentas inovadoras mostram o contrário.

Contrapondo-se a argumentos de que a sociedade atual vem se desvencilhando dos costumes tradicionais de relacionamento com o próximo, surge o Groupware, que se trata de “uma família de aplicações, baseadas em computador, que dá suporte a grupos de pessoas, engajadas em uma tarefa comum e que provê uma interface para compartilhar o ambiente, especialmente ao nível de comunicação, colaboração e suporte à decisão” [Ellis, Gibbs e Rein (1993, p. 10)].

Fonte da Imagem: virtiz

Tanto no que tange ao ambiente social quanto ao profissional, a incorporação de uma estrutura de software colaborativo representa um passo adiante na forma como nos comunicamos e realizamos tarefas em grupo. A possibilidade de compartilhamento de informações (incluindo agendas, escrita coletiva e diversos outros itens) em tempo real permite um alcance de produtividade nunca visto antes. Além da potencialização das relações interpessoais, uma vez que algumas das diversas vantagens são: maior disposição em trabalhar em grupo, comunicação frequente, índices de sucesso dependentes do nível de cooperação e colaboração e não das habilidades individuais.

Pessoas e empresas tornaram-se, há um bom tempo, elementos em constante mudança. A facilidade de migração e a explosão de gigantes comerciais e tecnológicas abriram a porta para a internacionalização e virtualização massiva. Multinacionais movimentam milhões na economia e na demografia. As novas tecnologias que surgem apresentam-se como alternativas para a facilitação e no aumento da praticidade das tarefas a serem realizadas. E, definitivamente, contribuem na dinamização na forma como colegas de trabalho se relacionam.

domingo, 4 de maio de 2014

A revolução da educação



Olá pessoal, venho apresentar a vocês as plataformas de educação online, ou como oficialmente chamado de MOOCs- Massive Open Online Curses (Cursos Online Abertos e Massivos).

Como funciona?

Algumas universidades têm ampliado o público de alunos através de plataformas. Então é aí que entram os MOOCs, pois são uma compilação de vários cursos de uma universidade ou mais.

O que oferecem?

 Existem vários cursos como: música, ética, inteligência artificial, ciência da computação e muito mais. Alguns desses cursos oferecem até certificado de conclusão o que isso pode fazer diferença no seu currículo futuramente, oportunidade de aprender com professores de universidades prestigiadas e além de que também há fóruns para tirar dúvidas com o professor ou com outros estudantes do seu curso.
São essas e outras vantagens que os MOOCs oferecem, e que futuramente dominarão o mercado educacional nos próximos anos.

Diversos institutos renomados de Ensino Superior ao redor do mundo já utilizam essas ferramentas, tais como Havard, MIT, Yale, Stanford, Princeton, Nanyang Tecnological University (NTU) em Cingapura, e até mesmo algumas universidades brasileiras como a Unicamp, UNB e USP.

O brasil não está atrás nessa nova onda de aprendizagem, segundo pesquisas do Coursera – site que é vinculado a várias universidades do mundo e que possui mais de 400 cursos -  5.8% dos estudantes escritos nesses MOOCs são brasileiros.

Concluindo, iremos deixar os nomes das plataformas mais conhecidas e recomendadas. Voltaremos com a explicação de como usar cada plataforma e as novidades sobre os MOOCs.

Coursera :
http://www.coursera.org/
Veduca:
Me salva:
Laboratório virtual:

Fonte:

http://www.geekie.com.br