domingo, 24 de agosto de 2014

A Sybase foi fundada por Mark Hoffman e Bob Epstein em 1984, em Berkeley, na Califórnia. Em 1988 foi a primeira no mercado a fornecer um banco de dados relacional com arquitetura cliente/servidor (ao Human Genome Project) e em 1990 inovou novamente, apresentando ao mercado a sua tecnologia de replicação aberta.
Sybase uniu-se à Microsoft em um acordo em que compartilhariam o código do seu servidor de banco de dados, então chamado de Sybase SQL Server. Até a versão 4.9 Sybase e Microsoft SQL Server eram virtualmente idênticos, devido a desentendimentos entre as duas empresas quanto à divisão de receita, decidiram separar-se e hoje poucos traços de herança desta época podem-se notar.
Em 1995 liderava no mercado de ferramentas de desenvolvimento cliente/servidor com o PowerBuilder e, em 1998, tinha mais de 5 milhões de estações licenciadas em SQL Anywhere. Tornou-se líder nos segmentos bancário, de corretagem e mercado de capitais.
Em 2000, Sybase foi a primeira empresa a apresentar um servidor de aplicações J2EE.
Em 2003, lançou a sua estratégia “Unwired Enterprise”, cuja visão é constituída por permitir às empresas estender a sua informação com segurança e torná-la útil para as pessoas em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo. A Sybase expandiu seus negócios através de aquisições como a AvantGo, englobando-a nos negócios de sua subsidiária iAnywhere, assim como, em 2005, a Extended Systems, entre outras. Em 2006 a Sybase adquiriu a Mobile 365 e criou a Sybase 365 e esta combinação fez com que a Sybase se tornasse o maior provedor de software e serviços do mundo, entregando, no mesmo ano, o número recordista de 25 bilhões de mensagens móveis.
A Sybase equipa os clientes com uma solução inteligente e mais ágil para este problema extremamente espinhoso – os requisitos diversificados de integração de dados corporativos visando à agilidade nos negócios. O Sybase Data Integration Suite fornece técnicas conhecidas de integração em uma solução única, pronta para o uso. As empresas podem escolher sua técnica favorita – ETL, replicação, federação, integração baseada em eventos ou pesquisa – para criar fluxos de dados flexíveis e heterogêneos. O fornecimento de uma estrutura consistente de técnicas e suporte para uma ampla variedade de fontes de dados reduz os custos e a complexidade operacional. Com o suite modular, modular, os clientes podem começar com projetos atuais e dimensioná-los para enfrentar os mais sérios desafios de integração.
Usando ferramentas inteligentes e de fácil utilização, o Data Integration Suite acelera as etapas de design, desenvolvimento, entrega e gerenciamento de fluxos de dados contínuos. A estrutura comum de ferramentas de modelagem, gerenciamento de dados e desenvolvimento associada à administração de serviços forma o “cimento inteligente” que permite um método holístico e controlado para que se obtenha agilidade. As empresas podem fazer visualizações topográficas dos seus fluxos de dados e alterá-los conforme necessário. O Data Integration Suite oferece toda esta capacidade em plataformas padrão de baixo custo e com alto grau de acessibilidade – garantia inteligente para o futuro.


Fontes:
http://www.sybase.com.br/products/dataintegration
http://imasters.com.br/artigo/9471/banco-de-dados/reflexao-e-historico-sobre-o-sybase/

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Classificações Para as Aplicações de Groupware - Parte 2

Após definir as classificações das aplicações de Groupware em relação ao Espaço/Tempo no post anterior, evidenciando as diferenças em relação aos encontros físicos e os intermediados pelos ambientes virtuais, chegou a hora de seguir em frente na série de posts.

  • Classificação Espaço/Tempo;
  • Classificação considerando a previsibilidade;
  • Outras Calssificações.

A classificação exposta na tabela abaixo é definida por Grudin (1994, p. 11) como “fácil de entender, facilita a comunicação e é amplamente utilizada, especialmente por desenvolvedores de groupware” (justamente por isso, deixaremos a interpretação de cada caso a cargo do leitor). No entanto, é necessário notar que uma aplicação desenvolvida especificamente para suportar uma célula da tabela pode não se encaixar e até mesmo causar impacto negativo em outra célula.

Fonte: Grudin (1994, p. 11)

sábado, 19 de julho de 2014

E-aulas ! O MOOC da USP.

887 horas de aulas de 30 disciplinas diferentes


No e-Aulas você tem acesso a vídeos de diferentes áreas e você não precisa ser aluno para isso.
Navegue pelo portal e procure os vídeos da sua área de conhecimento, da sua profissão.

Como funciona ?

Os professores da USP disponibilizam as aulas individualmente, e inclusive, recebem ajuda para fabricar esses vídeos, se eles tiverem alguma dificuldade nisso, para optimizar a produção e aumentar rapidamente a quantidade de acervo digital a ser disponibilizado.

Qual o objetivo ?

O e-aulas inspirado em outras plataformas criadas por outras universidades famosas como a Harvard, Yale, Columbia, MIT e Princeton com a intenção de disponibilizar parte de seu acervo didático ao público e , baseado nos grandes benefícios que se observa com o consumo de objetos de aprendizagem em formato de vídeo disponíveis na Web, para ajudar o aluno a ter acesso a objetos de estudo onde ele estiver.

A plataforma também sugere vídeos com conteúdo relacionado e é compatível com as redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus.Algumas dessas aulas estão disponíveis para download.

"Com esse portal estamos, em primeiro lugar, aumentando a possibilidade da utilização de novas ferramentas no ensino presencial e, em segundo lugar, abrindo para toda a população brasileira parte do acervo da universidade, fazendo com que, democraticamente, o internauta possa assistir a qualquer vídeo, a qualquer momento", foi o que disse o reitor João Grandino Rodas, segundo notícia divulgada pela Assessoria de Imprensa da universidade. "Isso é indispensável para que a USP possa avançar mais um patamar e ficar mais próxima do futuro.".

A ideia é que no futuro o site se torne uma biblioteca virtual para satisfazer à demanda crescente por conteúdos digitalizados por parte das novas gerações , habituadas à ambientes virtuais.

Resumindo

E-aulas é uma plataforma nova com uma quantidade considerável de aulas e de acesso gratuito. Por ser novo não possui ainda videos de todas as matérias, mas , tem potencial para se tornar a melhor plataforma de aprendizado do país.

Segue abaixo os links de referencia e o link de acesso do E-aulas
Tirem bom proveito.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O MOOC Veduca


Como meio de aprendizado a distancia afim de facilitar a socialização da educação, anteriormente foi discutido sobre os MOOC's e uma plataforma muito conhecida, o Coursera. Discutiremos agora sobre o Veduca, que é um site brasileiro criado por um engenheiro formado no ITA com a finalidade de expandir o conhecimento do ensino superior.

  • O que o Veduca oferece?
O Veduca, assim como os outros MOOC's possui funções similares, por exemplo: diversos cursos como direito, engenharia, economia e muitos outros, com duração de curso de 8 a 40 horas nas universidades de Yale, USP, Harvard, MIT, UCLA e Berkeley.

  • Porque o Veduca se destaca?
É uma plataforma brasileira ou seja, possui mais cursos traduzidos para nossa língua, além de que é a que se mostra mais parceira de uma das melhores universidades do Brasil, a USP. A grande vantagem do Veduca é o MBA que foi lançado em outubro do ano passado, o MBA é um certificado válido do Ministério da Educação.

  • O que é O MBA?
O MBA (Master of Business Administration) em Engenharia e Inovação é uma pós-graduação lato sensu com ênfase em gestão da produção. O MBA em Engenharia e Inovação é voltado para profissionais e empreendedores com formação em nível superior, que lideram uma equipe, buscam tornar processos de produção mais eficientes, desejam incentivar a inovação em sua empresa, ou que querem compreender e investigar as melhores práticas em gestão da produção.

  • Por fim...
Para quem se interessar em valorizar o seu currículo, o veduca parece ser uma ótima opção, tanto para o universitário - adquirindo cursos com certificados -, tanto para aqueles que buscam pós graduação com o certificado do MBA através de aulas online da USP e UFSC. Deixaremos o site abaixo.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Classificações Para as Aplicações de Groupware - Parte 1

Além das denominações de cada sistema que contribuem na realização do trabalho colaborativo, há também diversas classificações em que cada um das aplicações de groupware citadas no post anterior se encaixam. Por se tratar de uma área de pesquisa muito abrangente, não há exatamente um consenso quanto assunto. No entanto, os tópicos abaixo tentam esclarecer da melhor forma possível:

  • Classificação Espaço/Tempo;
  • Classificação considerando a previsibilidade;
  • Outras Calssificações.

No post de hoje, será desenvolvido apenas primeiro tópico. A Classificação Espaço/Tempo deixa evidente a quantidade de ambientes possibilitados pelas aplicações de trabalho colaborativo, mostrando as diferenças em relação aos encontros físicos e os intermediados pelos ambientes virtuais. A aceitação de cada um deles depende do quanto as ferramentas conseguem aproximar uma realidade à outra.

Brink (1998, p. 1) divide as aplicações groupware em quatro classes, caracterizadas acima

  • A Interação face a face, como o próprio nome sugere, caracteriza-se pela execução do aplicativo de maneira síncrona, em que os usuários estejam localizados no mesmo espaço. Tem como objetivo o encontro das pessoas para melhorar a geração, o registro e a interação de planos, projetos e ideias e organizar históricos de decisões.
  • A Interação distribuída síncrona caracteriza-se principalmente pelo uso de recursos de telecomunicação, como os de videoconferência e compartilhamento de documentos e telas de computador, uma vez que visa à comunicação em tempo real, mas em espaços distintos.
  • A Interação assíncrona pode ser visualizada na utilização de aplicativos de troca de mensagem, ou em sistemas de gerenciamento de documentos. Apesar de acontecer em tempos diferentes, o mesmo espaço possibilita o acesso do usuário a informações relativas a cadastros e oportunidades, assim como mensagens de outros usuários.
  • A Interação distribuía assíncrona assemelha-se à segunda classificação, com a diferença no tempo em que as ferramentas são utilizadas.

Nas próximas postagens, serão abordadas a classificação considerando a previsibilidade e outras classificações existentes. Para continuar aprendendo sobre Trabalho Colaborativo e Groupware, não deixe de retornar!