quarta-feira, 18 de junho de 2014

O que são Ambientes de Desenvolvimento Integrado?




Se você é um programador, ou apenas um curioso sobre tecnologia, com certeza já se deparou com este termo. Os ambientes de desenvolvimento são ferramentas indispensáveis aos profissionais da área de TI. Entenda como esses ambientes trabalham e para que servem.
IDE's (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) são como o próprio nome já diz, ambientes de desenvolvimento de softwares. Essas ferramentas agilizam o processo de criação integrando vários processos necessários para desenvolvimento em um único ambiente.
Essas ferramentas geralmente dispõem de várias aplicações para tornar cada vez mais rápido e simplificado o trabalho de um programador. Por exemplo, certo ambiente é capaz de:
·         Editar um código fonte (escrito na linguagem suportada pela IDE);
·   Compilar um programa (interpreta a linguagem do código e transforma em linguagem de máquina);
·         Depurar (auxilia no processo de encontrar erros no programa)
·         Modelar (criação classes, objetos, etc). Ideal para programação orientada a objeto;
·         Entre outas funcionalidades.

Alguns exemplos de IDE's são:

Visual Studio: Ferramenta desenvolvida pela Microsoft que revolucionou a forma de programar para web e dispositivos móveis. Esta ferramenta trouxe consigo uma nova linguagem e uma nova tecnologia que permitiu compilar varias linguagens em um único ambiente, o .NET.
Com o Visual Studio é possível programar nas linguagens C, C++, J# (J Sharp), Visual Basic e C# (C Sharp). Sendo as duas últimas utilizadas com maior frequência nessa IDE.

Netbeans: Diferente do Visual Studio, o Netbeans tem a vantagem de ser um ambiente de desenvolvimento gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software. Nesse ambiente é possível utilizar as linguagens Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras. É possível utilizá-lo nas plataformas Windows, Linux, Solaris e MacOS.

DevC++: Ambiente utilizado para programar em linguagem C e C++. Utiliza a porta Mingw do GCC (GNU Compiler Collection) como seu compilador. É um programa simples, muito usado por quem está aprendendo a programar.

O avanço das ferramentas de programação e dos dispositivos eletrônicos inteligentes criou problemas e novas exigências. As novas versões de componentes compartilhados eram incompatíveis com o software antigo. Os desenvolvedores reconheceram a necessidade de software que fosse acessível para qualquer um e disponível por meio de praticamente qualquer tipo de dispositivo. Surgiram então os ambiente de tempo de execução: .Net, .Net Compact, J2EE, J2ME, Borland, Sybase, entre outros. Esses ambientes trouxeram uma nova visão de programação. Mas isso é assunto para uma próxima leitura.
Continue acompanhando o blog!




[Microsoft - Visual Studio]

[Ambientes de desenvolvimento integrado]

3 comentários:

  1. Deve ser lembrado que o projeto dev C++ foi descontinuado a um tempo, hoje temos algumas ides que agregam bem as funções do deve com algumas características novas como o QTcreator e o Codeblocks, outro ponto é que a ide não compila código, que faz isso é o compilador como o GNU, a ide seria como um editor de texto(código fonte) para então repassar para o compilador e naturalmente nos dar a possibilidade de executar o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ótima observação Maicson, porém o fato do dev C++ não possuir um compilador próprio (o que foi sitado no post), não faz dele somente um editor de texto, já que utiliza de outros recursos característicos de uma IDE. Também vale ressaltar que o projeto dev C++ foi retomado em 2011 por um novo desenvolvedor: http://orwelldevcpp.blogspot.com.br/

      Excluir