quinta-feira, 26 de junho de 2014

Aplicações CSCW que Apoiam o Trabalho Colaborativo

Fonte da Imagem: MSA Recursos Humanos

Como citado no post de apresentação a CSCW e Groupware, existem diversas aplicações para o trabalho colaborativo apoiado por computador, que recebem denominações específicas de acordo com a atividade e os recursos a que cada uma é direcionada.

Estão listados e resumidamente descritos abaixo cada um desses sistemas:

• Sistemas de Apoio a Decisão (SADs)
São sistemas que visam à gerência de uma organização e agilizam a tomada de decisões por parte dos executivos.
Os usuários podem trabalhar com eles diretamente e dão suporte ao trabalho em grupo.

• Sistemas de Apoio a Reuniões
Tratam-se de softwares que contribuem no planejamento de reuniões e dão suporte à sua realização, seja face-a-face ou não. Permitem que recursos de áudio e vídeo sejam utilizados, dando possibilidade a reuniões virtuais.

• Editores Colaborativos
Devido à necessidade de compor um documento em conjunto, existem os editores colaborativos, que podem conter também sistemas de mensagens instantâneas e controle de versão de documentos. Há os editores síncronos (em que os usuários editam o documento ao mesmo tempo) e os assíncronos (edição em tempos diferentes.

• Sistemas de Automação de Escritório
São sistemas que melhoram a comunicação e aumentam a produtividade dos usuários em um escritório. Servem para a manipulação e gerenciamento de documentos, como processadores de textos, planilhas e digitalização eletrônicas. Possuem agendas eletrônicas, correio eletrônico, correio de voz e videoconferência.

• Sistemas de Comunicação Síncrona
Chats, mensageiros instantâneos e sistemas de videoconferência são os exemplos mais conhecidos de ferramentas síncronas. São sistemas que possuem usuários que se comunicam no mesmo instante de tempo, independente da localização geográfica.

• Sistemas de Comunicação Assíncrona
Correio eletrônico (e-mail), listas de discussão e blogs são os exemplos mais conhecidos de comunicação assíncrona. São sistemas que não necessitam de presença dos usuários ao mesmo tempo.

[O que é CSCW? – Dimensão Tech]

2 comentários:

  1. Gostei muito do post que me lembrou a época que trabalhava no BB.
    Quando as aplicações gostaria de saber se para uma empresa é melhor usar uma ferramenta já disponível no mercado ou fazer que nem os bancos que contratam um pessoal para desenvolver ferramentas únicas sob medida para a empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreas!
      Na verdade, depende dos interesses e da organização da empresa. Por exemplo, empresas grandes e com condições de desenvolverem ferramentas para apoiar o trabalho colaborativo devem se interessar mais em desenvolver seus próprios aplicativos, pois o ambiente de trabalho e seus processos decisórios provavelmente estarão em ordem e em andamento seguro. Mas, no caso de empresas menores, o uso de ferramentas já existentes pode ser mais interessante.

      Excluir