quarta-feira, 2 de julho de 2014

Classificações Para as Aplicações de Groupware - Parte 1

Além das denominações de cada sistema que contribuem na realização do trabalho colaborativo, há também diversas classificações em que cada um das aplicações de groupware citadas no post anterior se encaixam. Por se tratar de uma área de pesquisa muito abrangente, não há exatamente um consenso quanto assunto. No entanto, os tópicos abaixo tentam esclarecer da melhor forma possível:

  • Classificação Espaço/Tempo;
  • Classificação considerando a previsibilidade;
  • Outras Calssificações.

No post de hoje, será desenvolvido apenas primeiro tópico. A Classificação Espaço/Tempo deixa evidente a quantidade de ambientes possibilitados pelas aplicações de trabalho colaborativo, mostrando as diferenças em relação aos encontros físicos e os intermediados pelos ambientes virtuais. A aceitação de cada um deles depende do quanto as ferramentas conseguem aproximar uma realidade à outra.

Brink (1998, p. 1) divide as aplicações groupware em quatro classes, caracterizadas acima

  • A Interação face a face, como o próprio nome sugere, caracteriza-se pela execução do aplicativo de maneira síncrona, em que os usuários estejam localizados no mesmo espaço. Tem como objetivo o encontro das pessoas para melhorar a geração, o registro e a interação de planos, projetos e ideias e organizar históricos de decisões.
  • A Interação distribuída síncrona caracteriza-se principalmente pelo uso de recursos de telecomunicação, como os de videoconferência e compartilhamento de documentos e telas de computador, uma vez que visa à comunicação em tempo real, mas em espaços distintos.
  • A Interação assíncrona pode ser visualizada na utilização de aplicativos de troca de mensagem, ou em sistemas de gerenciamento de documentos. Apesar de acontecer em tempos diferentes, o mesmo espaço possibilita o acesso do usuário a informações relativas a cadastros e oportunidades, assim como mensagens de outros usuários.
  • A Interação distribuía assíncrona assemelha-se à segunda classificação, com a diferença no tempo em que as ferramentas são utilizadas.

Nas próximas postagens, serão abordadas a classificação considerando a previsibilidade e outras classificações existentes. Para continuar aprendendo sobre Trabalho Colaborativo e Groupware, não deixe de retornar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário