Após classificarmos as aplicações de Groupware em espaço/tempo e segundo a previsibilidade, chegou a hora de fechar a séries de posts sobre o assunto com as diversas classificações que não entram em nenhuma das categorias anteriores.
- Classificação Espaço/Tempo;
- Classificação considerando a previsibilidade;
- Outras Classificações.
Segundo Kaliannan (1999), é possível considerar duas abordagens para a classificação. A primeira leva em conta a dinâmica dos grupos e classifica as aplicações de acordo com os seguintes critérios:
- Nível do grupo: considera principalmente o número de entidades que formam o grupo;
- Padrão de acesso dos membros: considera como os grupos são formados e destruídos
- e como a composição do grupo evolui;
- Disseminação das informações: considera os padrões de comunicação e interação entre os membros e os tipos de informações trocadas.
A segunda abordagem classifica as aplicações de acordo com três critérios de escala:
- Escala espacial: caracteriza a dispersão geográfica dos participantes;
- Escala numérica: considera o número de entidades em uma aplicação distribuída, tratando normalmente de um mesmo tipo de entidade (pessoas, nós na rede, escritórios etc);
- Escala organizacional: leva em conta as necessidades geradas pela implantação das tecnologias nas organizações, como segurança de dados, por exemplo.
Khoshafian e Buckiewicz (1995), por sua vez, classificam as aplicações de groupware em três grandes grupos:
- Groupware orientado a documentos: quando envolve documentos, arquivos de dados em meio magnético e formulários. Neste caso, os principais aplicativos são o e-mail, o workflow e o gerenciamento de documentos;
- Groupware orientado a transações: quando envolve grandes volumes de registros armazenados em arquivos ou o processamento de transações. As principais aplicações deste grupo são a recuperação de informação em grandes bancos de dados e sistemas de armazenamento de documentos digitalizados;
- Groupware orientado à comunicação organizacional: neste grupo, encontram-se as aplicações que melhoram a comunicação organizacional e a colaboração entre as partes da organização, tais como agenda de compromissos compartilhada, videoconferência, electronic meeting e geração de arquivos de projetos em grupo.
A maneira de classificar as aplicações de Groupware denota a abrangência que as aplicações de trabalho colaborativo têm no ambiente corporativo. Como foi visto, não é fácil chegar a um completo consenso, mas tentamos fazer isso da melhor maneira possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário